sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DENGUE

Estados como Bahia e Rio de Janeiro, foram infestadas por esta praga chamada DENGUE!

Culpa do HOMEM?

Não estamos aqui para colocar a culpa em "A" ou em "B", mas queremos levar CONHECIMENTO CIENTÍFICO sobre esta praga, tirando algumas dúvidas da população em geral.

A DENGUE

A dengue é causada por um arbovírus da família Flaviviridae e é transmitida ao ser humano através de um hospedeiro intermediário, o mosquito Aedes aegypti. (foto abaixo)







Na maioria das vezes, as pessoas são picadas por um mosquito como esse, e minutos depois começam a sentir os sintomas... "êpa", isso é uma MENTIRA.
Na verdade, depois da picada do mosquito, o vírus fica no corpo aproximadamente uns sete dias (período denominado Viremia), porém, há literaturas que consideram um período de três há quinze dias, ou seja, você não foi picado hoje e amanhã já está com os Sintomas, está mentindo (rs)!

UM BREVE HISTÓRICO

Provavelmente, o termo dengue é derivado da frase swahili "ki dengu pepo", que descreve os ataques causados por maus espíritos e, inicialmente, usado para descrever enfermidade que acometeu ingleses durante epidemia, que afetou as Índias Ocidentais Espanholas em 1927-1928. Foi trazida para o continente americano a partir do Velho Mundo, com a colonização no final do século XVIII. Entretanto, não é possível afirmar, pelos registros históricos, que as epidemias foram causadas pelos vírus da dengue, visto que seus sintomas são similares aos de várias outras infecções, em especial, a febre amarela.


DENGUE ATUALMENTE...

Atualmente, a dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem, sendo responsável por cerca de 100 milhões de casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos. A febre hemorrágica da dengue (FHD) e síndrome de choque da dengue (SCD) atingem pelo menos 500 mil pessoas/ano, apresentando tava de mortalidade de até 10% para pacientes hospitalizados e 30% para pacientes não tratados.

OS SINTOMAS

Os principais sintomas são:
  • Dor de cabeça (cefaléia)

  • Dor no fundo dos olhos

  • Dor muscular (mialgia)

  • Dor articular (artralgia)

- Dengue Clássica

Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

- Dengue Hemorrágica

Inicialmente se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.



Observações relevantes:

99% têm febre, que dura cerca de sete dias. Pode ser branda ou muito alta.
50% têm dor atrás do olho
60% têm dor de cabeça
50% têm prostração, indisposição.
25% têm manchas vermelhas em todo o corpo.



O DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através do exame físico acompanhado de exames laboratoriais quando necessário.
Por falar nisso, queria falar brevemente sobre o Hemograma (exame de sangue) simples. Na verdade, hoje em dia, várias pessoas pegam um Hemograma e olham plaquetas sem nem saber o que estão vendo (rs).



PLAQUETAS (TROMBÓCITOS)


A plaqueta sanguínea ou trombócito é um fragmento de célula presente no sangue que é formado na medula óssea. A sua principal função é a formação de coágulos, participando portanto do processo de coagulação sanguínea.

A taxa normal de plaquetas vai de 150.000 até 400.000 no indivíduo normal. Abaixo de 150.000 damos o nome de PLAQUETOPENIA (TROMBOCITOPENIA), e, acima de 400.000 PLAQUETOCITOSE (TROMBOCITOSE).

Quando há uma redução na PLAQUETA, ocorre hemorragia (sangramentos), por isso verificam a PLAQUETA quando suspeita-se de Dengue. Caso esta esteja muito abaixo do normal, pode ser DENGUE HEMORRÁGICA. Já nos casos em que a PLAQUETA está acima do normal, podemos ter um quadro de TROMBOSE.


LEUCÓCITOS

Os Leucócitos são as células de defesa do nosso organismo. A contagem leucocitária total normalmente varia de 4 mil a 10 mil células por mililitro. Uma quantidade muito pequena (leucopenia) ou muito grande (leucocitose) de leucócitos indica um distúrbio.


A Leucopenia, a diminuição na quantidade de leucócitos para menos de 4.000 células por mililitro, torna uma pessoa mais suscetível a infecções. Já a Leucocitose, o aumento na quantidade de leucócitos, pode ser uma resposta a infecções ou substâncias estranhas, ou ser resultante de um câncer, de um traumatismo, do estresse ou de determinadas drogas.


Quando aplicamos isso a Dengue, o que devemos levar em consideração, é a redução no número de Leucócitos, ou seja, abaixo de 4 mil, Leucopenia.


O TRATAMENTO

PROCURE UM MÉDICO, DIGA NÃO A AUTO-MEDICAÇÃO!

LEMBRE-SE, não se deve usar ácido acetilsalicílico (presente em medicamentos como a “Aspirina”) para diminuir a febre ou a dor em pacientes com suspeita de dengue. O ácido acetilsalicílico age sobre as plaquetas, diminuindo a capacidade do corpo de formar coágulos. Por isso, ele deve ser evitado na suspeita de dengue.

TOME BASTANTE LÍQUIDO, A FIM DE NÃO DESIDRATAR, E EVITE ESFORÇOS FÍSICOS, REPOUSE!



A PREVENÇÃO

Em relação a este tópico, estamos mais do que cansados de tanto ouvir. Porém, por incrível que pareça, ouvimos mas não praticamos.

Recentemente, eu conheci duas estudantes da área de saúde, futuras enfermeiras, que deixavam em casa dois baldes de água totalmente cheios enquanto iam para os estágios ou para a Faculdade. Nossa, fiquei impressionado com aquilo e logo pensei... "poxa, mas com tantos avisos na TV e nos meios de comunicação"... enfim, não adianta. Devemos lembrar que o mosquito é caseiro, se mantermos em casa baldes de água parada (até mesmo aquela "aguazinha" que fica no "potezinho" das plantinhas)...

Veja algumas formas de prevenção:

1 - Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito.


2 - Não deixe acumular água em pratos de vasos. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida.


3 - Esvazie as garrafas e coloque-as de cabeça para baixo.




4 - Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.




CURIOSIDADES







A pessoa que contrai o vírus da Dengue pode morrer?

Sim. A Dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, quando tratada a tempo, a pessoa não corre risco de morte.


Depois de termos tido Dengue, podemos contrair a doença novamente?

Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda poderá ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus da Dengue.


Posso pegar Dengue de uma pessoa doente?

Em hipótese alguma. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento.

Quantos tipos de vírus da Dengue existem?

São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4, sendo que no Brasil não existe ainda circulação do tipo 4.

Existe vacina contra a Dengue?

Ainda não, mas a comunidade científica internacional e brasileira está trabalhando firme nesse propósito. Estimativas indicam que poderemos ter um imunizante contra a Dengue nos próximos anos. A vacina contra a Dengue é mais complexa que as demais. A Dengue, com quatro vírus identificados até o momento, é um desafio para os pesquisadores. Será necessário fazer uma combinação de todos os vírus para que se obtenha um imunizante realmente eficaz contra a doença.


Por que essa doença ocorre no Brasil?

É um sério problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente nos países tropicais como o nosso, onde as condições do meio ambiente, aliadas a características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Mais de 100 países em todos os continentes, exceto a Europa, registram a presença do mosquito e casos da doença.


Onde o Aedes aegypti gosta de ficar?

O Aedes aegypti é um mosquito caseiro. Prefere ficar em áreas fechadas e atacar na região das pernas, embaixo das mesas, próximo ao chão.



Posso usar inseticidas diariamente contra o Aedes?

Pode. A maioria dos aerossóis domésticos possui piretróide que, segundo alguns especialistas, é uma substância menos tóxica para as pessoas. De qualquer maneira, os inseticidas não devem ser borrifados diretamente em pessoas, animais ou plantas.


Posso usar repelentes corporais?

Pode, mas com cautela. Existem apresentações em creme, loção ou aerossol. Aqueles que contêm DEET formam uma camada protetora sobre a pele. Alguns repelentes têm MGK e PVO, que são substâncias que potencializam os efeitos dos repelentes. Devem ser usados com moderação. Não é recomendado para crianças com menos de seis anos. Repelentes corporais podem causar reações alérgicas na pele. Em crianças, usar apenas os repelentes indicados para elas.


O Aedes também se desenvolve em piscinas?

Só em água de piscinas abandonadas. Se a água for tratada, com pH adequado e clorada, não há qualquer risco de desenvolvimento de larvas do Aedes. É recomendável limpar as bordas das piscinas periodicamente, pois podem servir como depósito para ovos do mosquito.


Os aquários também são criadouros do Aedes?

Não. As larvas dos mosquitos são o prato preferido dos peixes.


Colocar pó de café nos pratinhos de plantas impede o desenvolvimento das larvas do mosquito?

Não existe comprovação da ação larvicida da borra de café.


Água sanitária e fumo de rolo têm ação sobre os focos?

Não existe comprovação da eficácia. É prudente não confiar.


E quanto ao uso de velas?

Defensores do uso de velas de andiroba e citronela para afastar os mosquitos recomendam que o mesmo seja feito em ambientes fechados. Não há comprovação científica da eficácia das velas. É melhor ser prudente.


O ar condicionado ajuda a afastar o mosquito?

Sim, pois o Aedes não gosta de frio.


Vasos sanitários pouco utilizados podem promover a proliferação do mosquito? O que fazer?

Vasos sanitários podem ser potenciais criadouros do mosquito. Utilize um escovão e produtos de limpeza, certificando-se de que possíveis ovos sejam removidos das paredes do vaso. Realize esta limpeza semanalmente, deixando sua tampa sempre fechada. Em banheiros pouco usados, dê descarga uma vez por semana, para não deixar por muito tempo água parada. Use água sanitária com freqüência em qualquer grande reserva de água sem consumo humano.


O Fumacê é uma estratégia eficaz para a eliminação do Aedes aegypti? Por que seu uso é tão polêmico?

Na verdade, essa é uma estratégia usada para minimizar o impacto da transmissão e não para eliminar o mosquito. Sua eficácia varia muito, pois depende das condições ambientais nas quais o método está sendo utilizado. Então, por exemplo, em locais em que se verificam casas com muros altos ou onde a população não abre as portas, sua eficácia será limitada.Um dos motivos do uso restrito do “fumacê” é, justamente, por não ter garantia sobre sua eficácia, além de reunir inseticidas químicos que são projetados no meio-ambiente sem que se tenha o controle do seu impacto sobre outras espécies, podendo provocar desequilíbrios a fauna e a flora. O produto atinge o mosquito adulto apenas se estiver voando, o que pressupõe que terá contato com as partículas de inseticida, que provocarão a sua morte. Isso, na prática, representa uma parcela muito pequena da população de mosquitos circulando. Ressaltamos que o ideal é o controle das formas larvárias, ou seja, o controle dos criadouros ao longo do ano. Hoje, a aplicação do “Fumacê” está sendo realizada de forma indiscriminada por alguns municípios e empresas contratadas por grandes condomínios, quando a recomendação do Ministério da Saúde é de que o uso deve ser restrito a períodos de transmissão do vírus da dengue, nas áreas indicadas pela equipe técnica das secretárias estadual e municipais de saúde. Essa recomendação se deve ao fato de que o uso indiscriminado de inseticidas pode produzir gerações de insetos resistentes, que não serão afetados quando o uso for realmente recomendado e necessário.

Só á fêmea do mosquito é responsável pela transmissão?

Sim. A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.

Quanto tempo vive a fêmea do mosquito e qual o seu potencial de procriação?

Em média, cada Aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. Ela é capaz de realizar inúmeras posturas no decorrer de sua vida, já que copula com o macho uma única vez, armazenando os espermatozóides em suas espermatecas (reservatórios presentes dentro do aparelho reprodutor). Uma vez com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença e calcula-se que haja uma probabilidade entre 30 e 40% de chances de suas crias já nascerem também infectadas.

Por que com a chegada das chuvas, aumenta a proliferação da dengue?

Os ovos não são postos na água, e sim milímetros acima de sua superfície, em recipientes tais como latas e garrafas, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água. Quando chove, o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco mais de 30 minutos. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito. Além disso, com a chegada das chuvas tem-se o aumento da umidade relativa do ar, condição climática que potencializa o desenvolvimento da larva.


No mais,


breve estaremos postando novamente!


Alexandre Calasans

3 comentários:

  1. tive dengue duas vezes ,é de todos os sintomas na minha opinião é a coceira que aparece com malgum dias depois do contagio, aff! muti ruim!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou com dengue e dessa vez achei a doença bem mais forte, é a terceira vez que fui infectada.Há oito dias estava menstruada e a partir de ontem estou perdendo um pouco de sangue pela vagina, estou preocupada com dengue hemorrágica.

    ResponderExcluir
  3. Me respondam por favor!!!

    ResponderExcluir