sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O CONHECIMENTO

Olá!

Levando em consideração que essa é a minha primeira postagem, eu queria falar um pouco sobre o que iremos abordar no nosso Blog.

No nosso Blog falaremos sobre o CONHECIMENTO nas mais diversas áreas, FILOSÓFICA, EXATAS, SAÚDE, TEOLÓGICAS e etc.


Uma vez que o meu objetivo principal é falar sobre o CONHECIMENTO de uma forma geral, precisamos então entender um pouco algumas informações relevantes sobre o CONHECIMENTO.

O CONHECIMENTO


De forma simplória e objetiva, podemos dizer que o CONHECIMENTO, é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece (ou deseja conhecer) e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.


Na Grécia Antiga temos várias visões e métodos de conhecimento:


Sócrates: Estabelecendo seus métodos: Ironia e Maiêutica;


Platão - Doxa - A ciência é baseada na Opinião;


Aristóteles - Episteme - A ciência é baseada na Observação (Experiência);











Além dos conceitos aristotélico e platônico, o conhecimento pode ser classificado em uma série de designações/categorias:


Conhecimento Sensorial: É o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tato, visão, olfato, audição e paladar).


Conhecimento Intelectual: Esta categoria é exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já pressupõe-se um pensamento, uma lógica.


Conhecimento Vulgar/Popular: É a forma de conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise metodológica. Não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é superficial.


Conhecimento Científico: Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular.


Conhecimento Filosófico: Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.


Conhecimento Teológico: Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os textos Bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhe dão sustentação.


Conhecimento Intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania.



  1. Intuição Sensorial/Empírica: “A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias. É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos, imagens.”

  2. Intuição Intelectual: A intuição com uma base racional. A partir da intuição sensorial você percebe o odor da margarida e o da rosa. A partir da intuição intelectual você percebe imediatamente que são diferentes. Não é necessário demonstrar que a “parte não é maior que o todo”, é a lógica em seu estado mais puro; a razão que se compreende de maneira imediata.

Sendo assim, o CONHECIMENTO vai muito além do que imaginamos.


Na minha opnião, "o CONHECIMENTO é, de fato, não nos contentarmos somente com a superfície de um belo lago, porém, devemos mergulhar no profundo do mesmo para descobrirmos os tesouros escondidos".



Drº. Alexandre Calasans

4 comentários:

  1. Parabéns pela idéia! Fantástica...

    ResponderExcluir
  2. Olá Caro colega, bem vindo a "blogosfera"...
    Parabéns pela iniciativa, vamos tornar público os nossos pensamentos...e quem sabe fazermos um pouquinho pela ciência...
    Grande abraço!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Xandy!! teria que ser sua esta brilhante idéia de expor esse conteúdo desta forma,pois é possível através desta iniciativa conscientizarmos mais uma porcentagem da população Grapiúna, basta divulgar...você faz a diferença.

    ResponderExcluir
  4. Nobre colega Alexandre parabêns pela excelente iniciativa de socializar a informação, Deus contunui lhe iluminando e fazendo em te prosperar sabedoria.

    ResponderExcluir